Reading time: 1 minute
O que é Stablecoin e como funcionam? Nesse artigo você entenderá de uma forma simples e direta ao ponto o que elas são.
No meu caso, sempre que transfiro reais para a corretora, converto/ faço o trade da moeda direto para alguma stablecoin, na maior parte das vezes, para a USDT.
Faço isso pelo simples fato que se você olhar na corretora as paridades das moedas em reais (o trade que você pretende fazer ser direto em reais, ex: BTC/BRL) você verá que não tem muitas opções.
Com isso preciso mudar para uma Stablecoin para poder ter mais (ou todas) as opções de moedas disponíveis para compra e venda.
Antes não era possível fazer isso. Tinha que comprar um cripto ativo direto em Bitcoin, com isso se o ativo fosse desvalorizado e você vendesse, você diminuiria sua quantidade de Bitcoins.
Com isso, eu costumo depositar em BRL e mudar para alguma stablecoin para poder fazer os trades.
THETER – USDT
É uma moeda atrelada ao dólar, ao valor do dólar. Ou seja, se você olhar o valor do dólar e ver que está em R$ 5,00, o USDT também estará nesse mesmo valor.
Nesse momento ela é a maior Stablecoin em circulação.
Entretanto, ela tem problemas com a transparências dela. Se você ficar antenado(a) nas notícias em sites como: Investing, perceberá que às vezes saem notícias falando que os EUA pedem mais transparência dos dados da moeda.
Mesmo sabendo dos riscos, eu costumo deixar meu dinheiro em USDT enquanto não estou fazendo trades.
USDC
Possui a mesma função da Theter (USDT), porém ela tem mais transparência e não só isso, vale lembrar que ela é uma moeda da Coinbase.
Portanto, sua confiança também está atrelada a essa instituição.
BUSD
Segue a mesma função das outras, porém é controlada pela Binance. Então a confiança dela também está atrelada à corretora da Binance.
Abaixo um vídeo onde falo sobre o assunto: