Tempo de leitura: 2 minutos
Neste artigo vamos abordar sobre os Fan Tokens. Durante esses anos tivemos várias ascensões as formas de como ganhar dinheiro com criptomoedas. Dentre essas formas tivemos:
- Trades
- NFT
- Play to earn (Jogue para ganhar)
- Move to earn (Mova-se para ganhar)
E o que pode ser a febre do momento com a chegada da copa do mundo, são os Fan tokens de times de futebol. Seria essa uma nova tendência de alta no momento?
O que são Fan Tokens?
Em primeiro lugar, Fan tokens são os tokens dos fãs, nesse caso, os fãs, seja de futebol ou outro esporte que tenha um fan token, como o da Fórmula 1, por exemplo.
A usabilidade deles, além de conseguir tirar uma valorização deles (usando as estratégias certas) é que eles dão benefícios para o usuário que compra-lo.
Portanto para ter e usar esses benefícios, até o presente momento é necessário comprá-lo e deixá-lo na plataforma da sócios.com. Porém se quiser buscar a valorização no longo prazo, não precisa necessariamente comprar e deixá-lo na Sócios.
Algumas dessas usabilidades são: ganhar descontos, acessos a serviços exclusivos, prêmios, selecionar uma música que irá tocar na abertura do evento…
Sócios.com
A maioria dos Fan tokens são lançados na plataforma da sócios usando a rede da Chilliz CHZ, porém agora vemos uma nova corretora sendo concorrente delas, que é a Bitci (que lançou o Fan token da seleção brasileira).
As tendências do mercado
Em primeiro lugar, quando falo em “tendências” me refiro às altas que tivemos em determinadas “categorias” de criptomoedas.
Por exemplo:
Em 2020 tivemos alta valorização da categoria DEFI, como é o exemplo da YFI.
Em 2021 foi a vez do jogo Play to earn, Axie Infinity AXS disparar.
Nesse momento, em 2022, podemos ver vários fan tokens de times de futebol disparando principalmente quando são listados em grandes corretoras, como é o caso do Fan token do Flamengo (MENGO), Corinthians (SCCP) e São Paulo (SPFC).
Portanto com a copa do mundo, podemos ver os tokens das seleções como Brasil, Argentina, Portugal entre outras que podem acabar valorizando muito, dependendo da forma que se saírem na copa.
Vamos ficar de olho.