O que é o Bitcoin?

Tempo de leitura: 4 minutos

O Bitcoin (BTC) é uma criptomoeda, uma forma virtual de dinheiro criada para funcionar como moeda e meio de pagamento fora do controle de qualquer pessoa, grupo, entidade, governo,e etc… Eliminando assim a necessidade de envolvimento de terceiros em transações financeiras. Ele é recompensado aos mineradores de blockchain por verificar transações e pode ser adquirido em várias bolsas.

O Bitcoin foi apresentado ao público em 2009 por um desenvolvedor anônimo ou um grupo de desenvolvedores que usavam o nome Satoshi Nakamoto.

Desde então, ele se tornou a criptomoeda mais reconhecida do mundo. Sua popularidade inspirou o desenvolvimento de muitas outras criptomoedas. Esses concorrentes buscam substituí-lo como sistema de pagamento ou são usados como tokens de utilidade ou segurança em outras blockchains e tecnologias financeiras emergentes.

Saiba mais sobre a criptomoeda que deu início a tudo – sua história, como funciona, como obtê-la e para que ela pode ser usada.

Principais Pontos:

Lançado em 2009, o Bitcoin é a maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado.

Ao contrário das moedas fiduciárias, o Bitcoin é criado, distribuído, negociado e armazenado usando um sistema de registro descentralizado conhecido como blockchain.

O Bitcoin e seu registro são protegidos pelo consenso de prova de trabalho (PoW), que também protege o sistema e verifica as transações.

O Bitcoin pode ser adquirido por meio de várias bolsas de criptomoedas.

10 MIL DOLARES DE GRACA 1 - O que é o Bitcoin?

Entendendo o que é o Bitcoin

Em agosto de 2008, o nome de domínio Bitcoin.org foi registrado. Atualmente, pelo menos, esse domínio está protegido pelo WhoisGuard, o que significa que a identidade da pessoa que o registrou não é informação pública.

Anúncio

Em outubro de 2008, uma pessoa ou grupo usando o nome falso Satoshi Nakamoto anunciou na lista de criptografia em metzdowd.com: “Estive trabalhando em um novo sistema de dinheiro eletrônico totalmente peer-to-peer, sem terceira parte confiável.” Esse famoso white paper publicado no Bitcoin.org, intitulado “Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer,” se tornaria a Magna Carta de como o BTC opera hoje.

Primeiro Bloco

Em 3 de janeiro de 2009, o primeiro bloco foi minerado – Bloco 0. Esse bloco é também conhecido como o “bloco gênese” e contém o texto: “The Times 03/Jan/2009 Chancellor à beira do segundo resgate para bancos”, talvez como prova de que o bloco foi minerado nessa data ou depois dela.

Recompensas/ Halving

As recompensas do BTC são reduzidas pela metade a cada 210.000 blocos. Por exemplo, a recompensa em bloco era de 50 novos bitcoins em 2009. Em 11 de maio de 2020, ocorreu a terceira redução, levando a recompensa por descoberta de bloco para 6,25 bitcoins – a próxima redução está prevista para ocorrer em algum momento de 2024 e trazer a recompensa para 3,125 bitcoins.

Denominações

Um bitcoin pode ser dividido em oito casas decimais (100 milionésimos de um bitcoin), e essa unidade menor é chamada de satoshi. Se necessário, e se os mineradores participantes aceitarem a mudança, o Bitcoin pode eventualmente ser dividido em ainda mais casas decimais.

Em 8 de janeiro de 2009, a primeira versão do software Bitcoin foi anunciada na lista de criptografia, e em 9 de janeiro de 2009, o Bloco 1 foi minerado, e a mineração do Bitcoin começou de fato.

Tecnologia de Blockchain do Bitcoin

O Bitcoin não é muito complicado de entender como uma forma de moeda digital. Por exemplo, se você possui um bitcoin, pode usar sua carteira de criptomoeda para enviar partes menores desse bitcoin como pagamento por bens ou serviços. No entanto, ele se torna muito complexo quando você tenta entender como funciona.

Blockchain

As criptomoedas fazem parte de uma blockchain e da rede necessária para alimentá-la. Uma blockchain é um livro-razão distribuído, um banco de dados compartilhado que armazena dados. Os dados dentro da blockchain são protegidos por métodos de criptografia.

Quando uma transação ocorre na blockchain, as informações do bloco anterior são copiadas para um novo bloco com os novos dados, são criptografadas, e a transação é verificada pelos validadores, chamados mineradores, na rede. Quando uma transação é verificada, um novo bloco é aberto, e um Bitcoin é criado e dado como recompensa ao(s) minerador(es) que verificaram os dados dentro do bloco – eles então podem usá-lo, guardá-lo ou vendê-lo.

As transações são colocadas em uma fila para serem validadas pelos mineradores na rede. Os mineradores na rede de blockchain do Bitcoin todos tentam verificar a mesma transação simultaneamente. O software e o hardware de mineração trabalham para resolver o nonce, um número de quatro bytes incluído no cabeçalho do bloco.

O cabeçalho do bloco é hash, ou seja, é regenerado aleatoriamente por um minerador repetidamente até que atenda a um número-alvo especificado pela blockchain. O cabeçalho do bloco é “resolvido”, e um novo bloco é criado para que mais transações sejam criptografadas e verificadas.

Veja mais posts aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *